Educação

Construir uma Vida

Educar e formar são prioridades fundamentais nas sociedades livres e democráticas e uma responsabilidade partilhada entre a família, a escola e toda a comunidade educativa.

Para nós, educar significa preparar cada um para o exercício da sua cidadania plena, permitir que cada pessoa se realize e desenvolva integralmente como ser livre, responsável e autónomo.

Nas sociedades modernas, em que o trabalho e o exercício da atividade profissional são elementos essenciais ao projeto de vida de cada cidadão em idade ativa, a educação e a formação, enquanto veículos de qualificação pessoal e laboral, são o mais poderoso instrumento de inclusão social e condição indeclinável de uma cidadania responsável, ativa e participativa.

1997 – 2019
Centro de Formação Profissional Manuel António da Mota


O Centro de Formação Profissional Manuel António da Mota foi criado em 1997, na cidade do Porto, sob os auspícios do Grupo Mota-Engil. Realizou durante a sua vigência inúmeros cursos nas áreas de engenharia e construção, eletricidade e energia, segurança e higiene no trabalho, secretariado e administração e ainda qualidade.

Localizado no complexo da Quinta de Bonjóia, atuou no âmbito do sistema de Aprendizagem em Alternância, permitindo a dupla certificação académica e profissional e privilegiando paralelamente a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos.
O Centro de Formação encerrou a sua atividade em abril de 2019.


13

Projetos

579

Apoios

674 mil€

Valor
EMPREENDEDORISMO JUVENIL

Jovens Empreendedores – Construir o Futuro

Financiado pela “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto”, trata-se de um projeto inovador para capacitação de jovens para o empreendedorismo em contexto escolar.

O programa de ação desenvolvido nas escolas secundárias de Amarante, e que tem a Fundação como investidora social e principal apoiante desde a 1ª edição, desenrola-se ao longo de um ano letivo, com o propósito de motivar os jovens a questionarem de uma forma crítica e construtiva a sua visão atual do mundo.

Saber mais
Sucesso Educativo

Cantinho do Estudo

Financiado pela “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto”, o “Cantinho do Estudo” tem como investidora social a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sendo a Fundação responsável pela sua execução.

Pretende implementar um programa inovador integrado de desenvolvimento de competências de estudo especializado e específico para cada criança, focando as potencialidades de cada uma.

Saber mais