Cultura

Valorizamos a cultura e o acesso aos bens culturais

A valorização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais são para a Fundação um importante objetivo, procurando apoiar instituições e iniciativas que promovam uma maior aproximação entre os cidadãos e a cultura, divulgando e apoiando o trabalho de jovens artistas e protagonizando projetos próprios que enriqueçam o panorama cultural nacional, num quadro de transversalidade com os demais objetivos estratégicos da Fundação, em que o desenvolvimento social, a educação, a formação e a cultura se mostram interligados e interdependentes.

A estratégia da Fundação em matéria cultural passa ainda pela utilização dos seus espaços e das áreas envolventes à sua localização, como espaços de eleição para a realização de iniciativas culturais e que permitem ainda dotar os agentes culturais das condições necessárias à realização do seu trabalho artístico.

A Fundação disponibiliza ainda um conjunto de apoios aos agentes culturais de diversas áreas, num contexto de atuação pautado pela convergência entre os objetivos daqueles e a orientação estratégica da Fundação neste domínio.


22

Iniciativas

103

Apoios

1.389 mil€

VALOR
CULTURAVIVA

Ciclo de música anual no Auditório da Fundação

Criado em 2014, o programa “Culturaviva” procura servir de marca e de referência às manifestações culturais que se desenrolam nos espaços da Fundação, em particular no seu auditório, complementando a oferta cultural que tem por palco a sua sala de exposições, espaço multifuncional mais vocacionado para as artes plásticas e formas afins de expressão artística.

Saber mais
CRIDEM

Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual

O CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual é uma iniciativa da APPACDM do Porto e que contou com 13 edições até 2006, ano em que este certame foi interrompido. Dez anos depois, em 2016, através do apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Montepio, foi reeditada a sua realização.

A bienal CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual retoma uma iniciativa que deixou uma marca indelével e de grande notoriedade e prestígio nas treze edições anteriores entre as instituições ligadas à deficiência, e os artistas e as suas obras, verdadeiros protagonistas do certame.

Saber mais
CORO SÉNIOR

O Coro da Fundação

Tendo tido origem no programa ARTES da Fundação, a constituição do Coro Sénior procurou ir ao encontro do espírito que presidiu ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações em 2012.

Saber mais
EXPOSIÇÕES

Oferta Cultural

A sala de exposições da Fundação mostra-se vocacionada para uma multiplicidade de utilizações, podendo acolher todo o tipo de expressões no domínio das artes visuais e performativas.
Desde a sua inauguração em junho de 2013 a sala tem sido palco de realizações artísticas de grande qualidade, acolhendo e selecionando propostas dos agentes culturais que a procuram e indo ao encontro do crescente interesse dos variados públicos que a visitam.

Saber mais