Porto de Futuro

Porto de Futuro

O projeto Porto de Futuro, resultante do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal do Porto, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Agrupamento Vertical de Escolas Manoel de Oliveira, instituição parceira da Fundação Manuel António da Mota neste projeto, contou novamente com a participação de voluntários do Grupo Mota-Engil.

Durante o mês de maio, 4 voluntários provenientes de várias empresas do Grupo (SUMA, MESP e FMAM), participaram na implementação dos Programas A Família, A Comunidade e Economia para o Sucesso desenvolvidos pela Junior Achievement Portugal.

A Junior Achievement Portugal (JAP) é uma organização na área da educação para o empreendedorismo cuja missão é inspirar e preparar os jovens dos 6 aos 25 anos a serem bem sucedidos no mundo da economia global.

Acreditamos que a responsabilidade social do Grupo Mota-Engil também se manifesta em iniciativas como estas, quando os próprios colaboradores se voluntariam para ações concretas de envolvimento social. Para a Fundação foi particularmente gratificante poder contar com o empenho e dedicação dos nossos colegas, bem como, perceber a satisfação e enriquecimento que eles retiraram desta experiência e que os seus testemunhos tão bem expressam:
“Ser voluntária da Junior Achievement deu-me a possibilidade de trabalhar com a população que mais me motiva, as crianças. O programa está muito bem estruturado e ensina valores fundamentais para incutir nas crianças de hoje, para que amanhã sejam adultos bem-sucedidos.
Foi um desafio bastante enriquecedor e um privilégio, para mim, conhecer um grupo de crianças com outra realidade e, esperançosamente, deixar-lhes algumas marcas que contribuirão para moldar o seu futuro.
Muito obrigada.” (Inês Mota, FMAM)

“A experiência de voluntariado foi muito satisfatória. Foi especialmente gratificante o sentimento de que a implementação do programa contribuirá para a integração social e profissional destes alunos, quebrando os ciclos de exclusão social que marcam o território intervencionado. Os parabéns à JAP pela nobreza da sua missão e pela qualidade do kit pedagógico desenvolvido.

Agradeço a oportunidade de participação neste projeto.” (Luísa Oliveira, SUMA)