Fundação, Mota-Engil e APCC na prevenção do cancro cutâneo

Fundação, Mota-Engil e APCC na prevenção do cancro cutâneo

Decorreu no passado dia 5 de julho a apresentação da campanha “Acrescento + Proteção à minha Segurança” desenvolvida pela Fundação Manuel António da Mota (FMAM) e a Mota-Engil Engenharia e Construção (MEEC), em parceria com a APCC – Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). O objetivo desta campanha é alertar os colaboradores para os riscos da radiação UV, tanto em contexto laboral como familiar, e dar a conhecer os comportamentos de prevenção adequados.

A apresentação desta campanha teve lugar no estaleiro da obra da Barragem do Alto Tâmega, tendo as boas-vindas sido dadas por Miguel Corte-Real Magalhães, em representação da anfitriã MEEC. De seguida, Inês Mota, Administradora da FMAM, apresentou as primeiras medidas implementadas com vista à prevenção dos efeitos nefastos da exposição solar em obra, ao que se seguiu uma ação de sensibilização da APCC sobre os fatores de risco e comportamentos preventivos. A apresentação da campanha terminou com uma intervenção de Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da FMAM, que fez um balanço das matérias abordadas e reiterou a importância do tema.

Este foi apenas o primeiro passo de uma campanha que será alargada a outras obras da Mota-Engil Engenharia e Construção em Portugal onde há maior incidência de raios UV e onde o risco é mais elevado. Serão instalados de forma permanente em obra postos de proteção solar, onde será disponibilizado protetor solar aos colaboradores.

Futuramente, será também assegurada a distribuição de óculos de sol aos colaboradores mais expostos, e será feita uma mudança progressiva dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para que os colaboradores estejam melhor protegidos deste perigo. Serão ainda distribuídos panfletos informativos que sensibilizam para hábitos de exposição solar saudável e incentivam a realização de rastreios individuais, dando a conhecer os principais sinais de doenças oncológicas da pele.

A Mota-Engil torna-se assim a primeira empresa no setor da construção em Portugal a atuar no combate ao cancro cutâneo, estando já em marcha planos para levar esta iniciativa a outros mercados onde o Grupo está presente.

A APCC é uma associação que tem mais de 30 anos a sensibilizar a população para uma forma positiva de saber conviver com o sol.
Saiba mais  AQUI