Fundação distribui Kits escolares em África

Fundação distribui Kits escolares em África

O Comité África da Fundação Manuel António da Mota (adiante designada por “FMAM”) visitou Angola e Moçambique.

Em Angola, a Comitiva visitou no dia 18 de Maio, Cabinda. O Eng.º Manuel Mota apresentou o programa MEAI (Mota-Engil African Initiatives) aos Vice-Governadores e explicou que seriam entregues Kits Escolares na Escola Primária de Simindele.
Com estes novos materiais, a FMAM e a Mota-Engil, com o programa “Mota-Engil African Initiatives”, pretendem reforçar a sua presença num sector tão importante como a educação.

O Vice-Governador Dr. Alberto Paca, bem como o Secretário da Educação de Cabinda o Dr. Jorge Congo, estiveram presentes mais tarde, na Escola Primária de Simindele, onde a Televisão Pública Angolana acompanhou a visita, que resultou não só da entrega de mais de 550 kits escolares, como também do comunicado da Eng.ª Inês Mota sobre o apadrinhamento por parte da FMAM à escola acima referida.
Durante o encontro com o Dr. Eugénio Laborinho, Governador de Cabinda, o Eng.º Manuel Mota referiu que a FMAM estava disposta a ajudar no intercâmbio de médicos angolanos com o objectivo de complementar a formação desses médicos nomeadamente através de parcerias com Universidades de Medicina de Portugal.

Em Moçambique, a Comitiva dia 19 de Abril visitou a CERCI MAPUTO. O Comité África foi informado pela directora que a Mota-Engil Moçambique ajudou na construção da escola e apadrinha uma das salas, destinando-se esse valor ao pagamento de salários de técnicos da fala e fisioterapeutas.

Foram entregues cerca de 70 kits escolares aos alunos. A FMAM mencionou ainda que se poderia utilizar a imagem que o MEAI irá desenvolver em hospitais pediátricos para a CERCI Maputo, já que a mesma precisava de uma imagem mais positiva, quer ao nível dos corredores, quer ao nível da cantina.

O Comité África da FMAM foi recebido pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Dra. Maria Amélia Paiva. A Eng.ª Inês Mota apresentou o Programa MEAI e posteriormente foram discutidos vários projectos: um dos projectos mencionados foi a construção de uma escola no Parque da Gorongoza.

Mais tarde, o Comité África recebeu o Dr. Ruy Santos para que o mesmo pudesse apresentar o seu projecto denominado “Plataforma Makobo”. A Mota-Engil Moçambique participou em 2017 na confecção e distribuição de sopa para pessoas menos favorecidas. A Plataforma Makobo distribui cerca de 13.000 (treze mil) sopas por mês. 

A Fundação Girl Move veio apresentar o seu projecto, mais especificamente a Dra. Alexandra Machado, co-autora do projecto e a Dra. Rita Megre. O projecto consiste em capacitar as jovens e mulheres moçambicanas para serem as principais agentes de desenvolvimento, através da Liderança pelo Serviço. A Girl Move referiu que as alunas passam dois meses em Portugal em formação e estágio (já foram estabelecidos parcerias com a Univerdade Nova e Católica) e aí poderá haver um intercâmbio, estando a Mota-Engil disponível para acolher quadros.

O objectivo de toda esta vistita foi sobretudo dar a conhecer o programa MEAI (Mota-Engil African Initiatives) que através da sua ação, contribui para o desenvolvimento das comunidades onde a Mota-Engil está presente, honrando a memória de Manuel António da Mota que perpetuou a sua ação filantrópica e responsável para com a sociedade e junto dos colaboradores da Mota-Engil.