Fundação acolhe I Encontro “uma história uma vida”

Fundação  acolhe I Encontro “uma história uma vida”

I ENCONTRO “UMA HISTÓRIA, UMA VIDA!”

A “idades com história”, representada pelas psicólogas Cláudia Cunha e Paula Azevedo, organizou o I Encontro “uma história, uma vida!”, que decorreu no passado dia 20 de maio, entre as 9h45 e as 17h30, na Fundação Manuel António da Mota, no Mercado do Bom Sucesso.

A “idades com história” nasceu, em 2012 (ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações), da vontade de pôr em prática atividades que promovam uma vida ativa e saudável na idade maior. O seu trabalho assenta em três vertentes: as histórias de vida, os programas de promoção de uma vida ativa e a intervenção psicológica.
O encontro contou com a presença de 66 participantes e teve como objetivo refletir e debater sobre a importância das histórias e memórias de vida, bem como de todas as vertentes que delas fazem parte – educação, saúde, emoção, pensamento, sexualidade.

Estiveram presentes, como oradores, o Professor Doutor Daniel Serrão (Professor e Investigador), Professor Doutor José Eduardo Pinto da Costa (Professor e Investigador), Dr. José Manuel Castro (IEFP e Prof. convidado da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto), Dr. Vítor Fragoso (Psicólogo e Docente na Universidade Sénior Contemporânea do Porto), Dr. António Santos Pereira (Médico Psiquiatra), Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro (Diretor da Clínica EME Saúde, Psicólogo e Investigador Clínico e Psicoterapeuta certificado) e Dr.ª Ana Santos Costa (Psicóloga Clínica na Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia).

A Dr.ª Cláudia Moura, responsável pela CMStatus, Gabinete de Congressos e o Dr. Vítor Fragoso, psicólogo e docente na Universidade Sénior Contemporânea do Porto, foram os responsáveis pela moderação dos painéis da manhã e tarde, respetivamente.
                                                   
                             (texto e imagens gentilmente cedidos por Idades com história)