Fundação acolhe I edição do Colóquio CRIDEM

Fundação acolhe I edição do Colóquio CRIDEM

Teve lugar no dia 21 de setembro, no auditório da Fundação Manuel António da Mota o I Colóquio CRIDEM sob o tema “A importância da arte no quotidiano da pessoa com deficiência intelectual”. Este evento teve como objetivo primordial a partilha de experiências por parte dos profissionais que trabalham nesta área.

Rui Mateus, organizador do evento, abriu a sessão explicando que o CRIDEM “deveria ser uma forma de incentivo aos artistas e aos ateliers tentando que haja maior reconhecimento por parte de todos.”

Seguidamente Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota agradeceu a presença de todos, referindo que “este ano o CRIDEM introduz 3 novidades:  a realização do próprio  colóquio; a presença de uma entidade estrangeira – Créahm Bruxelas – e a itinerância da exposição, agora patente na Fundação até 30 de novembro. Esta exposição transitará para o espaço da Atmosfera M em Lisboa e posteriormente pretende-se que outras entidades se associem a esta iniciativa, promovendo estas formas de expressão artística noutras zonas do país que não apenas os grandes centros urbanos”.

A finalizar a sessão de abertura, Teresa Guimarães, presidente da APPACDM do Porto, agradeceu à Fundação o acolhimento do evento e o apoio que esta tem concedido bem como à Fundação Montepio, e deu os parabéns a Rui Mateus pela organização do evento. Segundo Teresa Guimarães “o que nos une é o trabalho, temos muitos desafios pela frente. Queremos promover a autonomia, a valorização e a integração das pessoas com deficiência intelectual, na sociedade. E nada melhor do que partilhar as boas práticas  e trabalhar em rede para conseguirmos dar resposta a este paradigma”.

Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados, nomeadamente  da APPACDM de Viana do Castelo, CECID Mira Sintra, Zir’Art, APPACDM Viseu, Casa do Sol, CAS Pisão – Cascais e finalmente, a Fundação AFID.

Após o almoço-convívio seguiram-se as intervenções do Créahm Bruxelas e da Fundação Liga, a que se seguiu um espaço de debate e partilha de experiências por parte de todos os presentes.