FMAM lança ‘Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola’

FMAM lança ‘Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola’

Decorreu no dia 8 de março, em Luanda, Angola, a cerimónia de lançamento do Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola’, cuja 1ª edição se irá realizar em 2020, e terá caráter anual. Este prémio tem por objetivo distinguir instituições de solidariedade com trabalho reconhecido nas áreas da solidariedade social, abrangendo a saúde e educação das comunidades mais vulneráveis.

A Fundação Manuel António da Mota, em parceria com o grupo Mota-Engil, desenvolve a sua atividade social em África através do programa designado ‘Mota-Engil African Initiatives’ e, à semelhança do que acontece em Portugal, há cerca de nove anos, a Fundação irá atribuir em Angola um prémio que visa distinguir projetos de elevado mérito e reconhecimento na sociedade e destina-se a organizações não-governamentais, sem fins lucrativos.

A abertura da cerimónia foi feita por António Mota, Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS, S.A., referindo que “Vamos aqui hoje lançar o primeiro ato de um prémio que pretende não só homenagear quem em Angola pugna pelo bem-estar social dos que mais necessitam, mas que quer deixar uma lembrança profunda de um Homem BOM que foi meu pai “.

António Mota disse ainda que “O apoio social em Angola pela Mota-Engil é feito todos os dias, mas queremos deixar claro que entendemos que essa é uma obrigação de todos aqueles que aqui trabalham.”

O evento contou com a presença dos Presidentes da República de Angola e de Portugal, João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido ainda honrado com a presença da Primeira Dama de Angola, Ana Dias Lourenço. Em representação da FMAM estiveram presentes os membros do Comité Africa, Inês Mota, Teresa Mota Neves e Alexandra Romão, bem como representantes da Mota-Engil e membros da família Mota, nomeadamente Manuel Mota, CEO da Mota-Engil Africa, Carlos Mota Santos, vice CEO do Grupo, bem como figuras de destaque da sociedade angolana.

Na sua intervenção, Inês Mota referiu que “O Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola”, é um tributo a todos os Angolanos e à passagem do meu avô por este país.”

O anúncio deste prémio oficializa a atuação da Fundação em Angola. “Fundação esta, que representa para nós, família Mota, a preservação e materialização dos valores que regiam a vida do meu avô e, em última instância, refletem a postura do grupo Mota-Engil na sua Responsabilidade Social, em todas as geografias onde estamos presentes.”, adiantou Inês Mota.

Durante a cerimónia foi distinguida com uma Menção Honrosa, a Fundação Dom Bosco, que recebeu o troféu das mãos da Primeira Dama da República de Angola. Esta fundação irá também ser premiada com um valor monetário, pelo seu trabalho focado na implementação de vários projetos ligados à educação, formação profissional e desenvolvimento comunitário, principalmente a favor de crianças e jovens.