FMAM e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia celebram protocolo

FMAM e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia celebram protocolo

A Fundação, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Gaiurb, Urbanismo e Habitação, EM, a Junta de Freguesia de Canidelo e o Agrupamento de Escolas D. Pedro I, celebraram no dia 31 de outubro de 2014 um protocolo denominado “Cantinho do Estudo” destinado a promover a equidade social, o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a criação de condições para a concretização de uma política de igualdade de oportunidades para todos.

“O Cantinho do Estudo”, com a duração inicial de quatro anos e uma dotação financeira anual de 30.000 euros repartida em partes iguais pela Fundação, Município gaiense e Junta de Freguesia de Canidelo, tem por objeto a realização de obras e trabalhos necessários à criação ou melhoria das condições de estudo das crianças e alunos de famílias de mais baixos recursos sócio económicos que frequentem estabelecimentos de educação pré-escolar ou dos ensinos básico e secundário, intervindo nas habitações das crianças e famílias beneficiárias do programa.

Na cerimónia pública da assinatura do protocolo que decorreu no salão nobre dos paços do concelho, Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da edilidade, enalteceu o pendor humanista do programa referindo que “cada cantinho de estudo que possamos melhorar permitirá mudar aquele pequeno mundo, melhorar aquela pequena realidade”. Para Maria José Gamboa, Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, “este cantinho de estudo é um cantinho de vida, um cantinho de sonho, permitindo às crianças de Canidelo sonhar e conduzir os seus destinos.”

António Duarte, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Pedro I destacou o pioneirismo do município em encontrar soluções e respostas para a causa social e para resolver problemas por muitos ignorados”. Rui Pedroto, em representação da Fundação que contou também com a presença de Maria Manuela Mota, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou que o “protocolo significa um exemplo de uma espécie de parceria público privada ao nível do setor educativo, entre entidades públicas e um grande grupo empresarial privado que, através da sua Fundação, resolveu encarar este desafio e associar-se a um conjunto de parceiros para promover o sucesso educativo em V. N.Gaia”.