Escribiré en el piano – 101 poemas portugueses apresentado na FMAM
“Escribiré en el piano” – 101 poemas portugueses, é uma antologia bilingue de poemas portugueses traduzidos para castelhano, editada pela Editorial Pre-Textos sob os auspícios da Casa da América Latina de Lisboa, Universidad de los Andes (Colômbia) e da sua Cátedra de Estudios Portugueses Fernando Pessoa, com o patrocínio do Grupo Mota-Engil.
Na sequência da presença de Portugal na Feira do Livro de Bogotá de 2013 e do interesse manifestado pelo público colombiano na literatura portuguesa, a Casa da América Latina em Lisboa, criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos, entendeu por bem contribuir com esta obra para a divulgação da literatura portuguesa no mundo de língua hispânica.
Contou para o efeito com várias colaborações, entre as quais as de Mário Quartin Graça, dos tradutores, Jerónimo Pizarro e Nicolás Barbosa, de Sofia Rodrigues e Margarida Lages, bem como com a generosidade dos proprietários dos direitos de autor dos poemas antologiados.
A antologia cobre um amplo espectro temporal, desde os alvores da primitiva expressão poética nacional (século XII), até à moderna poesia portuguesa do século XXI.
No dia 5 de dezembro, a Casa da América Latina e a Fundação Manuel António da Mota fizeram a apresentação da obra ao público do Porto e do norte de Portugal, numa sessão muito participada e que teve lugar no Auditório da Fundação Manuel António da Mota.
Intervieram na sessão Rui Pedroto e Manuela Júdice, respectivamente, em representação da Fundação e da Casa da América Latina de Lisboa, os tradutores Jerónimo Pizarro e Nicolás Barbosa.
Sofia Rodrigues, Margarida Lages e Pedro Lamares lerem alguns dos textos poéticos selecionados acompanhados pelo saxofonista Rodrigo Amado.
Os poetas Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral encerraram o evento com a leitura de poemas da sua autoria.