Atletas do Leixões Sport Clube/FMAM sagram-se vice-campeões europeus

Atletas do Leixões Sport Clube/FMAM sagram-se vice-campeões europeus

O desporto na deficiência tem merecido renovada atenção por parte da Fundação que se associou ao Leixões Sport Clube no financiamento da sua equipa de natação adaptada que acolhe crianças e jovens deficientes na promoção do seu bem-estar e plena integração social.

Os nadadores do LSC/FMAM, Diana Inês Torres e Telmo Dias integraram a Seleção portuguesa, constituída por 15 nadadores, no Campeonato Europeu de Natação para portadores de Trissomia 21, prova que contou com a presença de 174 participantes, em representação de 14 Países e que decorreu em Estarreja, entre 19 e 22 de Setembro.

O Telmo Dias deu um contributo importantíssimo na conquista dos Títulos de Vice-campeão Europeu, nas estafetas de 4×100 livres e 4×50 livres, tendo sido estabelecidos, nestas duas provas, novos Recordes Nacionais; nas provas individuais, o nadador do LSC/FMAM, apesar dos condicionalismos de treino que teve nas últimas semanas, obteve resultados muito aproximados aos seus melhores tempos, estando, por isso de Parabéns!

 A grande revelação destes Campeonatos foi, sem qualquer dúvida, a estreante Inês Torres. Com apenas 14 anos (de longe, a mais nova nadadora a participar neste Europeu) bateu-se de igual para igual com as melhores nadadoras da Europa, tendo estabelecido 5 novos Recordes Europeus de Juniores, nas provas de 50 livres, 50 costas, 100 costas por duas vezes (1 nas eliminatórias e 1 nas finais dessa mesma prova) e na prova de 200 metros costas, tendo pulverizado o anterior Recorde em 17 segundos!!! O nível da sua prestação e o facto de ainda permanecer no escalão de Juniores durante as próximas 3 épocas desportivas fazem prever que estes tempos serão colocados num patamar impensável até há bem pouco tempo.

A juntar a esta fantástica prestação, a Inês sagrou-se Vice Campeã Europeia Absoluta na prova de 200 metros costas nas estafetas de 4×50 e 4×100 livres.
Com estes fabulosos resultados, a Inês estreou-se em provas Internacionais, demonstrando que já deixou de ser uma esperança na Natação Nacional, afirmando-se paulatinamente como uma firme certeza!