Orquestra Sinfónica Juvenil
Fundada em 1973, a Orquestra Sinfónica Juvenil é hoje reconhecida como uma instituição fundamental no panorama músico-pedagógico nacional.
Sendo, em Portugal, a única orquestra de jovens com actividade permanente, desempenha um papel fulcral na formação de jovens músicos, numa perspectiva de aperfeiçoamento de alto nível e profissionalização.
Em 42 anos de existência, a OSJ recebeu e formou muitos dos actuais instrumentistas das nossas orquestras, incentivou e deu a conhecer ao público muitos jovens solistas, levou a sua acção em favor da cultura musical a todo o país, contribuindo para a criação de novos públicos.
Contando, nos seus quadros, com 90 elementos das diversas escolas de música da área de Lisboa, o seu repertório, em permanente renovação, é ambicioso e vasto: foram já tocadas mais de 800 obras abrangendo os séculos XVIII, XIX e XX.
Nos últimos anos, a OSJ e os seus agrupamentos têm sido convidados para actuar em importantes acontecimentos artísticos.
A Orquestra Sinfónica Juvenil desenvolve as suas actividades com o apoio de várias instituições nacionais públicas e privadas.
Entre as suas realizações anuais mais importantes contam-se o “Festival do Largo”, festival de música clássica ao vivo no Largo de São Carlos e com uma produção do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa e a “Gala de Ópera” que tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
Ciente da importância da Orquestrar no panorama cultural nacional, a Fundação apoiou em 2016 a realização da “Gala de Ópera”.
