Instituto Português de AFASIA

A afasia é uma perturbação da formulação e compreensão da linguagem. Uma alteração da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e não causada por dificuldade intelectual.

A afasia resulta em regra de tumores cerebrais, Acidente Vascular Cerebral AVC (ou derrame), doenças infeciosas (como a meningite), acidentes com traumatismo cranioencefálico e uso de anti-dopaminérgicos.

A afasia não afeta a inteligência, mas afeta a comunicação provocando disfunção familiar, perda da autonomia, isolamento social, desemprego e desequilíbrio emocional.

Os tratamentos disponíveis no mercado têm-se revelado insuficientes para minimizar essas consequências. Isto conduz a uma recuperação emocional, familiar e social incompleta alimentando a dependência de subsídios, medicação e apoios do estado.

A IPAFASIA é uma associação sem fins lucrativos que traz para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares dando-lhes uma rede de suporte e novas oportunidades de participação e envolvimento social.

A Fundação apoiou a instituição, em particular na concretização das Primeiras Jornadas da Afasia a decorrerem no seu Auditório.