Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde Rainha Santa Isabel

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus são uma congregação religiosa católica que nasceu em finais do século XIX com o objetivo apostólico de continuar na Igreja e para o mundo a missão sanadora e salvífica de Jesus, preferencialmente em favor dos doentes mentais e deficientes físicos e psíquicos, com uma atenção especial aos mais pobres.

Em Portugal têm doze estabelecimentos sob a sua gestão, entre os quais a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, localizada em Condeixa-a-Nova e fundada em 1959.

No âmbito do surto epidémico provocado pela eclosão da Covid-19 e que teve início em Portugal no mês de fevereiro de 2020, a instituição viu-se confrontada com a necessidade de fazer face a custos acrescidos com a aquisição de equipamento de proteção individual para os trabalhadores e beneficiários da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel.

A Fundação, a exemplo de outras instituições da economia social, mobilizou os seus recursos financeiros a favor das Irmãs Hospitaleiras, ajudando-as a suprir as consequências do surto epidémico na sua atividade assistencial.