Grupo de Etnografia e Folclore das Academia de Coimbra (GEFAC)

O GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra é um organismo autónomo da academia de Coimbra que, desde 1966, tem desenvolvido um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações tradicionais portuguesas.

O GEFAC utiliza as manifestações populares numa perspetiva criativa, principalmente nos ajustamentos aos aspetos cénicos, que permitem produzir espetáculos globalizantes, não tanto empenhado em demarcar regiões, mas sim em acentuar o sentir que provocou o aparecimento dessas manifestações.

Os espetáculos gerais realizados pelo Grupo, como o mais recente “De Novo Mar”, são exemplo do que se tem vindo a fazer ao longo de 50 anos de atividade.

Na celebração do seu 50º aniversário e da sua ação dedicada à cultura expressiva popular portuguesa, o Grupo produziu um livro que conta a história do GEFAC, a evolução conceptual dos processos criativos adjacentes aos espetáculos, os métodos de recolha etnográfica – inclusive no campo do teatro popular, o papel das Jornadas de Cultura Popular na comunidade e um conjunto de depoimentos de figuras que estiveram ou estão relacionadas com o percurso do GEFAC.

O título escolhido para o livro “Bico Bico Chão: GEFAC 50 Anos”, representa um livro escrito a muitas mãos, uma obra polifónica capaz de transmitir as múltiplas identidades e vozes que verdadeiramente caracterizam o GEFAC: um grupo perpassado por quase um milhar de sócios que, ao longo de cinco décadas, contribuíram para este todo orgânico que em torno das expressões culturais populares se articula e se emociona.

A Fundação, associando-se à comemoração dos 50 anos do GEFAC, patrocinou esta publicação.