Fundação do Gil

A Fundação do Gil, nome inspirado na mascote da Expo’98, foi criada em 1999 e tem como principais objetivos o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens, apoiando em particular as crianças em risco, no domínio da resolução de casos de crianças em internamento hospitalar prolongado por razões sociais, assegurando a necessária articulação com outras instituições e serviços competentes.

A Fundação celebrou em 2012 um novo protocolo com a Fundação do Gil, com a duração de três anos, adquirindo o estatuto de “Padrinho da Fundação do Gil”. O apoio concedido no âmbito deste protocolo destina-se integralmente aos vários projetos em que a Fundação do Gil se encontra envolvida.

Avultam a esse propósito os projetos “Casa do Gil”, centro de acolhimento temporário para crianças e jovens que, embora com alta clínica, se encontrem internados em hospitais por razões de natureza social, “Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio”, unidades de suporte médico a crianças dependentes de cuidados médicos continuados, e outras iniciativas de que é exemplo “O Dia do Gil”.

Em linha com os apoios dados em anos anteriores a FMAM associou-se em 2023, através da aquisição de uma mesa, a um jantar solidário promovido pela Fundação do Gil tendo em vista apoiar diretamente 10 crianças do projeto dos Cuidados Domiciliários Pediátricos do Porto.