Fundacao AGA KHAN

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) conta com uma presença ativa de várias décadas no país, tendo iniciado a sua atividade em 1983 com a Fundação Aga Khan Portugal. As atividades da Fundação em Portugal vão desde a investigação à intervenção inovadora nas áreas da educação de infância e nas respostas à exclusão social e pobreza urbana.

Os contextos urbanos na Europa têm-se tornado gradualmente mais diversificados e multiétnicos, em que pessoas com diferentes origens e características socioeconómicas convivem lado a lado.

Em consequência deste fenómeno, persistem situações de pobreza e exclusão social, designadamente em áreas urbanas ou em zonas de periferia urbana e metropolitana.

Através do seu Programa K’Cidade – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, iniciado em 2006, a Fundação Aga Khan implementa múltiplas iniciativas no sentido de fortalecer as competências das comunidades para que sejam agentes ativos do seu próprio desenvolvimento sustentável e iniciem um percurso de progresso económico e social, fortalecendo a sociedade civil através das associações voluntárias de base local e mobilizando um conjunto diversificado de parceiros.

Em resultado de uma parceria com a Pressley Ridge, organização não governamental sem fins lucrativos que presta um conjunto de serviços para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, foi desenvolvido no bairro do Casal da Mira no concelho da Amadora o projeto Mira Kapaz.

Trata-se de um projeto que está a ser executado com base num Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e que tem por objetivo promover dinâmicas de intervenção integrada para a capacitação da comunidade do Casal da Mira, visando a sua capacitação cívica, social e profissional e apostando nas competências e capacidades das comunidades para as fazer melhorar a sua qualidade de vida.

Este projeto engloba vários eixos de intervenção e subprojetos entre os quais a criação de um espaço multiusos destinado à prática desportiva e artística que sirva como espaço de referência da comunidade e que irá acolher crianças e jovens em risco, adultos desempregados e outras pessoas em situação de precariedade social.

A Fundação acolheu favoravelmente a proposta que lhe foi dirigida pela Fundação Aga Khan, disponibilizando-se a financiar as obras de adaptação do espaço denominado Academia Mira.