FLUL – Centro Estudos Comparatistas

O Centro de Estudos Comparatistas (CEC), integrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi fundado em 1998 e dedica-se à análise comparada das literaturas, artes e culturas, recorrendo a abordagens multidisciplinares e interculturais. As suas linhas de investigação contemplam a literatura comparada, a literatura-mundo, os estudos pós-coloniais, intermediais, de tradução, de memória, entre outros, não descurando as abordagens filológicas.

Em 2002 o CEC criou a revista literária “Textos e Pretextos" onde cada exemplar inclui uma grande diversidade de artigos que focam tópicos de interesse imediato para uma comunidade intelectual de leitores a nível mundial.

A revista procura estimular e desenvolver um debate sério com base nas contribuições de pós-graduação e de escritores reputados da vida académica e profissional.

Para assinalar os 40 anos da República de Angola e numa publicação editada em parceria com a União dos Escritores Angolanos, a revista “Textos e Pretextos” irá publicar uma edição antológica que reunirá cerca de 40 escritores e ensaístas que, em formato de ensaios, testemunhos ou entrevistas, refletirão sobre a literatura angolana nas últimas quatro décadas.

O volume será ainda acompanhado da reprodução de algumas obras de artistas plásticos angolanos, tornando-se assim também num objeto de grande valor estético.

A Fundação Manuel António da Mota, associando-se ao evento, apoiou esta edição da revista evocativa dos “40 anos da literatura angolana”.