Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

A Fundação concedeu um importante donativo destinado à aquisição de equipamento médico, no âmbito do Programa “Saúde para Todos – Especialidades” que decorreu em S. Tomé e Príncipe e foi promovido pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a ONG Instituto Marquês de Vale Flor.

O projeto consiste na deslocação de equipas médicas portuguesas com o propósito de realizarem cirurgias e rastreios auditivos, sendo que com base neste trabalho foi identificado um número elevadíssimo (mais de 50%) de surdez neuro-sensorial de graus variáveis, na maioria dos casos bilaterais, nomeadamente em crianças e jovens, o que justifica a ausência de oralidade na maioria destes casos.

O equipamento técnico necessário consiste nomeadamente num audiómetro, impedanciómetro e próteses, fundamentais para a execução do trabalho no terreno.

No âmbito do programa “Saúde para Todos” a Fundação renovou o seu apoio alargando-o à área da deteção precoce da surdez e da aprendizagem da Língua Gestual própria capaz de permitir a comunicação generalizada entre comunidade surda e a comunidade ouvinte.