Escola Superior de Enfermagem do Porto

A ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto identifica-se como uma instituição pública não integrada de ensino superior politécnico com elementos distintivos no plano nacional e internacional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação. A Escola funciona desde 1 de Janeiro de 2007 surgindo da fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto, a saber, as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João.

Os jovens confrontam-se com questões complexas como o crescimento, a identidade, a autonomia, o sentido de pertença, a autoestima, as relações interpessoais e as relações íntimas que interagem, constantemente, no seu quotidiano, importando, na ótica do profissional de saúde escolar, trabalhar os seguintes planos de intervenção: promoção da saúde e capacitação para a obtenção de ganhos em saúde no futuro.

Uma das questões mais prementes, pela dimensão social e individual que implicam, é a questão da sexualidade. Perante esta problemática a Escola propõe-se desenvolver durante o ano letivo 2020-2021 o projeto SE On (line) que consiste num programa de saúde escolar no âmbito da educação e literacia em saúde e que engloba o projeto (EdpS)2, direcionado para a educação para a sexualidade tendo como população alvo estudantes do 3.º ciclo. Pretende-se construir um MOOC (Massive Open Online Course), curso online que permita, à luz da melhor evidência, capacitar os jovens para a adoção de comportamentos saudáveis. Este modelo de formação promove ainda o desenvolvimento e a literacia digitais digital assim como a educação e inclusão.

A Fundação apoiou este projeto, financiado na sua maior parte pela Escola, comparticipando nas despesas da produção de conteúdos multimédia a incluir no MOOC sobre educação para a sexualidade.