Conservatório de Música de Coimbra

O Conservatório de Música de Coimbra é o responsável pela Orquestra Geração-Coimbra. A Orquestra Geração – Coimbra é composta por crianças das escolas de São Silvestre, Poeta Manuel Silva Gaio, Arco da Almedina, São Bartolomeu, Fonte da Talha e Ingote.

No âmbito da metodologia inerente a este projeto, a música é usada como veículo para a transformação cultural de toda uma sociedade sem distinções mas com ênfase nos grupos sociais de risco.

Os seus objetivos são promover a inclusão social das crianças e jovens de bairros sociais mais desfavorecidos, combater o abandono e o insucesso escolar, promover o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania.

Aproximar os pais do processo educativo dos filhos e promover o acesso a uma formação musical que, de outro modo, seria impossível para a maioria destas crianças e jovens que vivem em contextos de exclusão social, são também metas a atingir por este projeto.

No ano ano letivo 2014-2015ª Orquestra conta com 57 alunos e 8 professores.

A Orquestra Geração é inspirada no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela-El Sistema- fundado em 1975 pelo maestro José António Abreu.

O El Sistema tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar, e no maestro Gustavo Dudamel, o seu reconhecimento mundial.

Nos dias 14 e 15 de março de 2015 decorreu em Coimbra o primeiro Encontro Nacional da Orquestra Geração, onde se juntaram cerca de 200 alunos provenientes de vários pontos do país.

A Fundação, a exemplo de outros apoios a projetos na área da música como veículo de inclusão social, patrocinou esta iniciativa, ajudando ainda a Orquestra na aquisição de instrumentos e acessórios musicais.