Centro Local de Animação e Promoção Rural [CLAP]

O CLAP foi criado em 1991 na freguesia de Vila Chã do Marão, tendo o estatuto de IPSS desde 2011. Tem como objetivo promover o desenvolvimento social do território, através das seguintes respostas sociais: Atividades de Tempos Livres para crianças/jovens, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos  e Centro Comunitário, apoiando indivíduos/famílias no exercício dos seus direitos e na sua integração social.

Em 2013 a Fundação Manuel António da Mota apoiou a instituição na aquisição de equipamento e revestimento do chão do recreio da sua Creche, proporcionando assim às crianças um moderno e atraente espaço de entretenimento.

Em 2024 a Fundação renovou o seu apoio ao CLAP visando a criação de um banco de produtos de apoio. Este banco irá facilitar o acesso a estes bens por parte dos cidadãos de Amarante, com prioridade para as pessoas com carência económica residentes nas Fraldas do Marão.

O apoio dirige-se a indivíduos com incapacidade ou deficiência, que necessitem de utilizar temporária ou definitivamente estes produtos de apoio/ajudas técnicas , em que se incluem, entre outros, andarilhos, camas articuladas e cadeiras de rodas.