Centro Hospitalar de São João

O Hospital de São João, E.P.E  é o maior hospital do Norte e o segundo maior do país. É ainda um hospital universitário com uma ligação umbilical à Faculdade de Medicina do Porto que ocupa o mesmo edifício em regime de condomínio. Presta assistência direta à população de parte da cidade do Porto (freguesias do Bonfim, Paranhos, Campanhã e Aldoar) e concelhos limítrofes e atua como centro de referência para grande parte dos concelhos do distrito do Porto e distritos de Braga e Viana do Castelo, abrangendo uma população de cerca de 3 milhões de pessoas.

Através do seu conhecido projeto “Joãozinho” a unidade hospitalar pretende construir a nova ala pediátrica do São João com recurso a financiamento totalmente privado, num valor orçado em cerca de 15 milhões de euros.

O Hospital de São João procura ainda afirmar a sua posição no domínio da cooperação internacional. Por ocasião da sua presença no campeonato do mundo de hóquei em patins que se realiza em Angola em setembro de 2013, a seleção portuguesa irá servir de embaixadora do projeto “Joãozinho”.

Paralelamente e no sentido de aprofundar os laços de cooperação com o território angolano, clínicos do Hospital irão deslocar-se a Angola para promover uma ação de sensibilização e diagnóstico em cuidados de saúde infantis em que procurarão aferir da viabilidade de uma ação mais alargada ao nível da prestação de cuidados de saúde que possam ser utilizados como recurso numa lógia de intervenção precoce junto de crianças em risco que são acolhidas nas unidades de saúde angolanas.

A Fundação atuou em apoio desta importante causa, financiando a deslocação dos clínicos a Angola.