Câmara Municipal de Vizela

Uma das maiores causas de morte em todo o mundo, incluindo Portugal, é a morte súbita ou também denominada de paragem cardíaca. Muitos destes casos ocorrem de forma não presenciada, mas a maior parte, ocorre na presença de alguém. A falta de literacia e a incapacidade para o reconhecimento de uma paragem cardíaca, leva a que a possibilidade de reversão através de simples manobras de suporte básico de vida, não seja feita em tempo útil e como consequência, possa conduzir à morte da pessoa.

O PIPA – Projeto de Intervenção sobre Prevenção de Acidentes nasce da preocupação transversal da equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Agrupamentos de Escolas, Bombeiros Voluntários e Câmara Municipal de Vizela acerca da incidência de mortes por PCR (Paragem Cardiorrespiratória), neste concelho, devido à ausência, na maior parte dos casos, de manobras de suporte básico de vida. Surgiu assim a necessidade de capacitar a população vizelense para as diferentes fases do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Neste contexto, foi criada uma equipa multidisciplinar para elaboração do projeto que visa dotar os alunos e alunas das escolas do concelho de Vizela de conhecimento teórico e prático em primeiros socorros, através de jogos pedagógicos e outras atividades adaptadas às diferentes faixas etárias, em estreita articulação com o currículo.

A Fundação Manuel António da Mota, após reunião mantida com a equipa do projeto, decidiu associar-se a esta importante iniciativa cofinanciando a sua execução no ano letivo 2023/2024 através da Câmara Municipal de Vizela.