B4H – Building 4Humanity

A B4H – Building 4Humanity – Designing and Reconstructing Communities Association (B4H) é uma ONGD fundada em 2013, no contexto da reconstrução após o terremoto no Haiti, por um conjunto de 17 profissionais e académicos de diferentes disciplinas associadas à arquitetura e aos estudos urbanos: arquitetos, engenheiros civis, arquitetos paisagistas, designers, sociólogos, economistas, cientistas do risco, psicólogos e assistentes sociais, bem como especialistas nas áreas das relações internacionais, dos conflitos, do desenvolvimento e da cooperação.

Empregando uma abordagem interdisciplinar, a B4H busca desenvolver uma prática arquitetónica humanitária, de base comunitária e resiliente, apoiada no conceito de inovação social. Apoiando-se neste campo holístico, a B4H procura investigar modelos de participação que promovam a redução do risco de desastres e o reforço da resiliência das comunidades, e que criem soluções para desafios locais relacionados ao bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas.

A B4H, em conjunto com o CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra organizam em Portugal a 8ª edição da International Conference on Building Resilience, em Lisboa, de 14 a 16 de novembro de 2018. Dentre os eventos paralelos associados a esta conferência, que reunirá centenas de participantes do mundo inteiro, destaca-se um concurso internacional de projetos de arquitetura, denominado Building 4Humanity Design Competition. O Concurso é dedicado à mitigação dos riscos de desastres e aos processos adaptados de reconstrução pós-desastres.

A Fundação associou-se à B4H e a este evento patrocinando o 1º prémio do “Best Resilient Building Project / MelhorProjeto de Edifício Resiliente”, já construído.