Associação para inserção por Centros Digitais de Informação

O CDI (Center of Digital Inclusion) é uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital, com presença internacional. Faz parte da rede global “Recode” (inicialmente designada CDI) que celebrou recentemente 23 anos.

O CDI chegou a Portugal em maio de 2013 com o objetivo de continuar a transformar vidas através da tecnologia, porque acreditam nos benefícios que a tecnologia pode ter nas pessoas, enquanto meio e não um fim.

Um dos seus programas principais denomina-se “Apps for Good”. Trata-se de um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto. O “Apps for Good” é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski.

Depois de ter sido finalista da 10ª edição do Prémio Manuel António da Mota, a instituição solicitou o apoio da Fundação para suportar a ida de uma equipa da “Apps For Good” ao Final Awards a decorrer em junho de 2020 na cidade de Londres, apoio esse que foi concedido.