Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP)

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) comemorou em 2015 o seu primeiro centenário.

Fundada no Porto em 1915 por iniciativa do Bispo da Diocese, D. António Barroso, a associação congrega leigos médicos, mantendo uma forte ligação à Igreja Católica.

Tem como seu grande desígnio a promoção e defesa dos valores cristãos no mundo da saúde em geral e da medicina em particular, na fidelidade à doutrina da Igreja.

Tem actualmente cerca de 650 associados espalhados por todo o país.

Desde 1937 publica ininterruptamente uma revista trimestral, Acção Médica, com artigos sobre os desafios bioéticos que o progresso da medicina origina, sobre problemas ligados aos sistemas de saúde, sobre temas de espiritualidade, etc.

Organiza ainda regularmente reuniões de âmbito nacional ou local sobre temas com interesse para os médico, sendo igualmente responsável pela organização do serviço médico de apoio aos peregrinos de Fátima.

Integra a FIAMC – Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos, de que já organizou 2 congressos em Portugal, e a FEAMC – Federação Europeia das Associações de Médicos Católicos, organizando pela segunda vez em 2016 um congresso em Portugal, que terá lugar na cidade do Porto de 29 de setembro a 2 de outubro de 2016.

Para além do programa científico do congresso, este integra um concerto na Igreja da Lapa.

Associando-se a esta causa, a Fundação apoiou a realização do concerto, como parte integrante do programa cultural do congresso.