Associação de Solidariedade Santo André de Codessoso

A 8 de junho de 2014 foi inaugurado o Centro Social Manuel António da Mota, no dia em que completaram 101 anos sobre o seu nascimento na freguesia de Codessoso, concelho de Celorico de Basto.

A outorga do nome do fundador do Grupo Mota-Engil ao Centro Social e cujo nome a Fundação honrosamente ostenta, foi a forma encontrada pela coletividade para homenagear o filho da terra.

A inauguração iniciou-se com uma celebração eucarística, a que se seguiu a inauguração de uma estátua de Manuel António da Mota junto á entrada principal, culminando na inauguração do Centro Social Manuel António da Mota.

O Centro Social contemplou, à data da inauguração, as valências de Lar de Idosos para 25 pessoas e Serviço de Apoio Domiciliário.

Em fevereiro de 2015, concretizando a aspiração anunciada aquando da inauguração do equipamento, foi inaugurada a obra de ampliação do Lar de Idosos, aumentando a sua capacidade para 41 pessoas, num investimento de cerca de 300.000 euros e no ano em que a Associação cumpre 10 anos de existência ao serviço da população da freguesia e territórios adjacentes.

A assinalar a efeméride, o Centro Social Manuel António da Mota, apresentou como principais objectivos para o futuro, a consolidação financeira e das boas práticas de funcionamento no apoio aos utentes, procurando caminhar no sentido de se transformar numa instituição social de referência à escala regional, como modelo a ser seguido em termos de organização e funcionamento.

A Fundação apoiou financeiramente as obras de ampliação do Centro Social e as valências da instituição, não podendo deixar de associar o seu nome a uma obra de elevado impacto social e inequívoco valor simbólico e afectivo.