Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança

Esta Associação mutualista tem sede em Bragança e foi constituída em 1870.

Compreendendo cerca de 400 associados, desenvolve um conjunto de valências dirigidas aos idosos (centro de dia e centro de convívio), à comunidade em geral (refeitório social e cantina social), infância (amas/creche familiar) e atendimento a vítimas de violência doméstica. Dispõe ainda de uma lavandaria para os seus Associados para além de vários protocolos na área da Saúde.

No caso das amas/creche familiar tem ao seu serviço 7 amas que, nas suas casas, atendem no seu conjunto 27 crianças. As casas das amas estão equipadas com o material necessário ao desempenho da sua atividade (material lúdico e material de apoio pedagógico), sendo o trabalho das amas acompanhado diariamente por uma educadora de infância da Associação.

Apesar do acordo que a instituição mantém com a segurança social para o financiamento desta resposta e a que acresce a comparticipação das famílias (geralmente muito diminuta atendendo às dificuldades da maior parte delas), a instituição faz um enorme esforço para manter esta atividade, o que a impede de efetuar qualquer tipo de investimento na substituição de equipamentos e material didático ao serviço das amas, carecendo muitos deles de substituição urgente.

Sensível a estas dificuldades, a Fundação apoiou a Associação na aquisição de equipamentos e material didático.