Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira [ADENORMA]

A ADENORMA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1994, com sede no concelho de São Vicente (Madeira), cuja missão consiste em promover o desenvolvimento pessoal e comunitário da população residente nos concelhos da costa Norte da Madeira, através da formação individual, familiar e social, bem como, combater o isolamento, principalmente dos idosos mediante a sua inclusão em ações comunitárias.

Em 2012 criou o conceito de Inovação Social Criativa com o qual procura agregar recursos, fomentar parcerias, valorizar sinergias e promover o empreendedorismo social.

Entre ínumeros projetos previstos para 2014 pretende desenvolver um denominado “Semear Saúde/Colher Sorrisos”, através do qual visa criar e desenvolver atividade económica para seniores inativos do meio rural e sem direito a prestações sociais.

O projeto tem por base o aproveitamento de rebentos obtidos a partir da germinação de plantas endémicas da Madeira, cujas sementes, que dão origem aos rebentos, são cultivadas a partir de germinadores.

Os rebentos produzidos, fonte de alimentação saudável e de alto valor nutritivo e energético, são apresentados num kit uniformizado para posterior venda ao público em geral e prestando especial atenção aos chefes de cozinha dos restaurantes e hotéis da Madeira para introdução dos rebentos na sua oferta gastronómica.

O projeto conta com várias parcerias como sejam a Universidade da Madeira para ensaio, seleção e fornecimento de sementes, especialistas em agricultura biológica, escolas com horta (Eco-Escolas da Madeira) integrando a produção de plantas num projeto educativo complementar, dietistas e nutricionistas como difusores do conceito, chefes de restauração e hotelaria da Madeira, bem como a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira e o Instituto de Emprego.

A Fundação, procurando intensificar a sua ação em todo o território nacional e estando atenta às novas e inovadoras modalidades de empreendedorismo social, financiou este projeto em 2014.