APPDA norte

Em 1971 foi criada em Lisboa, por um grupo de pais e técnicos, a Associação Portuguesa para Protecção às Crianças Autistas (APPCA), que começou o seu trabalho com um Centro de Dia, tendo em vista apoiar pessoas com perturbações do espectro autista, impossibilitadas de frequentarem o sistema regular de ensino quer pelos graves problemas de comportamento que manifestam, quer pelo desfasamento do programa escolar relativamente às necessidades e incapacidades que apresentam.

Em 1982, um grupo de pais e amigos no Norte de Portugal, lançaram-se na tarefa da criação de uma delegação, depois Associação que passou a ser designada como Associação Portuguesa para Protecção aos Deficientes Autistas (APPDA).

Em 1996 a associação começou a construção de um edifício de raiz em terreno próprio, onde estão hoje instalados um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e um Lar Residencial.

Em 2002 e pela cisão da Associação Portuguesa para a Protecção aos Deficientes Autistas, a Delegação Regional autonomizou-se passando a funcionar como APPDA – Norte – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Atualmente e para além do CAO e Lar Residencial, a APPDA-Norte oferece os serviços de Centro de Estudos de Apoio à Criança e à Família (CEACF), Grupos para Autonomia e Socialização em Contexto (GASC).

Na linha dos inúmeros apoios que a Fundação tem vindo a prestar na área da deficiência, foi atribuído à APPDA-Norte um donativo para aquisição de equipamentos e materiais de apoio pedagógico destinados ao seu Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).