Introdução

A Fundação contribui para o desenvolvimento social das comunidades nacionais e internacionais onde exerce a sua atividade

 

O desenvolvimento social constitui o pilar fundamental da atividade da Fundação e o seu principal objetivo estratégico.

A Fundação, atenta a sua matriz empresarial e enquanto veículo privilegiado do exercício da política de responsabilidade social do Grupo Mota-Engil, procura contribuir para o desenvolvimento social das comunidades nacionais e internacionais onde a Mota-Engil exerce a sua atividade.

A Fundação centra a sua atenção nas grandes questões sociais com que se debatem as sociedades contemporâneas.

O investimento social estratégico na comunidade privilegia a ação em favor dos grupos sociais vulneráveis e mais desfavorecidos e uma especial sensibilidade pelas situações emergentes, procurando através do seu esforço solidário combater a pobreza e exclusão e promover a inserção social e a cidadania plena.

Através dos apoios nas áreas da solidariedade social, deficiência, saúde, habitação, desporto, entre outras, a Fundação visa assim contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade do terceiro setor apoiando projetos de reconhecida relevância e impacto sociais.

A Fundação confere ainda particular ênfase ao trabalho em rede e às parcerias com outras instituições.

Esta abordagem metodológica afigura-se crucial para dar uma resposta mais eficiente aos problemas, através da articulação e concertação de esforços numa lógica de complementaridade e estrategicamente orientada para intervir em áreas onde o setor público ou privado apresentam maiores dificuldades de cobertura.

Fiel à sua génese empresarial, a Fundação está igualmente ciente da sua responsabilidade perante o universo dos colaboradores da Mota-Engil.

O apoio social e familiar aos colaboradores e a promoção do voluntariado estão por isso na primeira linha das preocupações da Fundação que procura assim valorizar o capital humano da comunidade Mota-Engil, dando resposta aos seus problemas e voz às suas aspirações, e promovendo uma cidadania ativa e participativa através da contribuição livre e desinteressada em ações de voluntariado.

A solidariedade além-fronteiras exprime igualmente a vontade da Fundação em marcar presença nas múltiplas geografias onde a Mota-Engil desenvolve a sua atividade.

No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, a luta contra a pobreza e a fome, a promoção da educação, o acesso aos cuidados de saúde, o combate às doenças e a preservação da sustentabilidade ambiental em particular nos países em vias de desenvolvimento, configuram domínios em que a Fundação se mostra apostada em intervir no quadro de uma parceria global para o desenvolvimento.