Introdução

A Fundação promove a cultura, apoia os agentes culturais e valoriza o acesso aos bens e valores culturais por toda a comunidade.

 

A cultura envolve um conjunto multidimensional e diversificado de fatores que nos permitem compreender as sociedades humanas no seu específico contexto espacial e temporal.

As crenças, os valores, as tradições, os costumes, a linguagem, a comunicação, a organização social, a ciência e a tecnologia e a arte nas suas mais variadas formas de expressão, constituem um amplo acervo de manifestações culturais.

Através da educação, da aprendizagem e de outros mecanismos de adaptação e conformação sociais, os elementos culturais vão sendo transmitidos de geração em geração formando um conjunto estruturado e coerente em que cada pessoa é simultaneamente recetora e produtora de cultura.

A valorização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais são para a Fundação um importante objetivo, procurando apoiar instituições e iniciativas que promovam uma maior aproximação entre os cidadãos e a cultura, divulgando e apoiando o trabalho de jovens artistas e protagonizando projetos próprios que enriqueçam o panorama cultural nacional, num quadro de transversalidade com os demais objetivos estratégicos da Fundação, em que o desenvolvimento social, a educação, a formação e a cultura se mostram interligados e interdependentes.

Naquela que foi a sua primeira grande iniciativa, o programa ARTES, programa de arte contemporânea da Fundação realizado na cidade do Porto, procurou levar a arte a uma audiência mais vasta.

Através de uma programação variada que inclui artes visuais, música, onde pontuou a constituição de um coro sénior, cinema, projetos educativos e workshops, visou estabelecer um diálogo entre a comunidade local e os artistas, músicos, cineastas e performers nacionais e estrangeiros, refletindo novas formas de expressão artística e facilitando o acesso às artes em diálogo com a comunidade.

A estratégia da Fundação em matéria cultural passa ainda pela utilização dos seus espaços e das áreas envolventes à sua localização, como espaços de eleição para a realização de iniciativas culturais e que permitem ainda dotar os agentes culturais das condições necessárias à realização do seu trabalho artístico.

A Fundação disponibiliza ainda um conjunto de apoios aos agentes culturais de diversas áreas, num contexto de atuação pautado pela convergência entre os objetivos daqueles e a orientação estratégica da Fundação neste domínio.